Evolução também chamada de evolução das espécies na biologia se caracteriza pelas mudanças hereditárias das populações entre uma geração e outra que vai acontecendo ao longo de tempo através das gerações.
Na genética a evolução pode ser definida como a alteração do número de genes ou na frequência de alelos de um conjunto de genes de uma determinada população que vai mudando ao longo das gerações gerando novas características.
Um dos fatores que contribuem para determinadas espécies e a seleção natural, ou seja indivíduos que nascem com algum tipo de problema genético naturalmente são eliminadas sobrevivendo os indivíduos mais fortes de uma determinada espécie. Ao longo de muitas gerações pode -se ocorrer adaptações através de mudanças podendo ser grandes ou pequenas mudanças nas características que vai acontecendo de geração após geração.
Em um estudo de fósseis reconstruidos descreve de forma mais próxima o processo de evolução da vida na terra que tem a data de 34 milhões de anos atrás até os dias atuais, visto que a grande maioria já estão extintas inclusive em espécies bem atuais como o Rinoceronte Negro do Oeste Africano, Emu Negro, Wallaby Rabo de Prego, entre muitos outros, destes animais vemos que tem grandes semelhanças com outros animais mais popularmente conhecidos, que por diversos meios foram extintos existem vários fatores para que uma espécie evolua ou simplesmente seja extinta, entre eles o ambiente em que vivem, excesso de predadores inclusive o homem, ou ate a não adaptação ao meio em meio a tantas mudanças climáticas entre outras.
De modo geral vemos que todos seres vivos são descendentes de um ancestral em comum de cada espécie e estão evoluindo constantemente de forma continua que estão ligados a forma de vida atual e sua adaptação ao meio em que vivem.