Bem Vindo


segunda-feira, 21 de agosto de 2017

E Hoje Tem Eclipse

E  hoje  tem   eclipse  tem  sim senhor   O eclipse solar será visível como total somente nos EUA. A visibilidade do eclipse no restante da América do Norte e Central será parcial. Parte da América do Sul também verá o evento como parcial, incluindo o Brasil, onde as regiões Norte e Nordeste terão melhor visão do fenômeno.

O último eclipse solar parcial visível do Brasil ocorreu em 26 de fevereiro deste ano. Anterior a 2017 tivemos um fenômeno do mesmo tipo em 3 de novembro de 2013.
Em 2017 teremos dois eclipses solares parciais, fato como esse também ocorreu em 2006, ou seja, há 11 anos!



Os eclipses certamente são um dos mais magníficos fenômenos da natureza, os quais podem causar grande admiração e perplexidade, e ainda, também causar curiosidade e interesse por entendimento desse fenômeno. Para aqueles que simplesmente observam o eclipse, seja ele solar ou lunar, testemunhar um desses acontecimentos é marcante na lembrança! Para a ciência, os eclipses atualizam base de dados anteriormente obtidos, contribuem para a realização de experimentos já feitos e outros novos, são oportunos para esclarecimentos e explicações à respeito do fenômeno e outras ligações interdisciplinares, como o contexto desse evento na história humana.

À respeito do fenômeno de 21 de agosto de 2017, o eclipse será total para os espectadores dos EUA. Nesse país, a sombra da totalidade projetada pela Lua sobre a Terra passará primeiro pela Costa Oeste do Estados Unidos, em Salem, Estado de Óregon, atravessará todo o país, e chegará em Charleston, Estado da Carolina do Sul. Porém a sombra da totalidade continuará sobre o Oceano Atlântico, no qual se dará o final do fenômeno.

No Brasil o eclipse ocorrerá no período da tarde e será visível como parcial pelos moradores das regiões Norte e Nordeste, as quais serão mais privilegiadas quanto à observação do fenômeno. Na Região Norte teremos em Macapá, capital do Estado do Amapá, a maior fração do Sol obscurecido pela Lua, chegando a 41%.



0 comentários :

Postar um comentário