Bem Vindo


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os Dinossauros


Significado de DINOSSAURO (do grego deinos = terrível / sauros = réptil) é um termo usado para classificar duas grandes ordens de répteis arcossauros da Era Mesozoica: os Saurischia e os Ornithischia. Os Saurichia "bacia de lagarto" composto por todos os terópodes (carnívoros  bípedes) e os sauropodomorfos (quadrúpedes de pescoço e cauda longa). Uma das principais características os ossos da bacia separados, semelhantes aos lagartos. Já os Ornithischia "bacia de ave" tinam os ossos da bacia um do lado do outro. Compreendem todos os outros tipos de dinossauros.

Surgiram há 208 à 144 milhões de anos atrás no período da Era Mesozoica formando principalmente por grandes animais embora existirem pequenos povoando toda a terra. Pesando de varias toneladas à pouco quilos dominavam a terra durante toda sua existência.

Vamos ver algumas características de alguns deles entre eles: Tiranossauro Rex, Tricerotops, Estergossauro, Anhaguera entre outras espécies que não são muito conhecidas.


Começando com o mais temido e o mais popular de todos o Tiranossauro Rex ou T Rex: Viveu no final do cretáceo 75 milhões de anos atrás, considerado o maior dinossauro carnívoro, bípede, suas pernas longas e braços muito curtos e finos. Quando adultos sua altura de 12 metros e o seu peso cerca de 6 toneladas sua velocidade chega até 50 km/h. Os dentes de um tiranossauro são de 30 cm, ao perder o dente crescendo outro no lugar.

 Triceratops: Do Latim "Cabeça de Três Chifres", era herbívoro, quadrúpede viveu no final do cretáceo, foi o maior de sua espécie que possuía três chifres na cabeça, sua altura de 3 metros por 9 metros de comprimento pesando 6 toneladas. Seu parente mais próximo  atualmente é o rinoceronte.

Sauros Galeria






Estegossauro: Do Latim "Lagarto Telhado", essa espécie era quadrúpede, herbívoro viveu no fim do período jurássico. Seu comprimento era de 9 metros e 4 metros de altura seu peso de 4 toneladas. Possuía enormes placas ósseas nas costas e na cauda, usadas para defender e controle de temperatura.






Pterodáctilos: Esse esta no mesmo grupo de animais do tempo dos dinossauros seu diferencial é sua capacidade de voar, era um réptil voador e carnívoro, seu principal alimento era peixes e pequenos animais, o comprimento de suas asas envergadura era pequena comparando com o pterossauro e outros de espécies semelhantes.









 

Saurópodos: É o grupo de peso pesado eles eram herbívoros e com um longo pescoço foram um dos grandes animais que existiram na terra, se alimentavam das grandes árvores existentes, seu corpo era  muito grande seu pescoço comprido e afinando até chegar a cabeça, seus dentes fracos, para facilitar o processo de digestão do alimento tinha pedras no estômago. No inicio eram bípedes com o passar do tempo evoluíram e foram tonando-se quadrúpedes. Os mais conhecidos desse grupo são: Braquiossauro, Amphicoelias, Diplodoco e outros.

Anhaguera: Era um dos maiores pterossauros sua envergadura de uma asa a outra era de 13 metros, com o corpo esticado media 3.5 metros e no solo 1.5 metros pesando 100 kgs, viveu no período Cretáceo. Seu corpo de estrutura leve ajudava bastante para voos mais distantes podendo planar centenas de quilômetros sem bater asas apenas usando correntes de vento isso faz que tenha espécies como esta por todo planeta.


Avimimo: Do Latim "Imitação de Ave", espécie onivero e bípede existiu no período Cretáceo seu comprimento era 1.50 metro e 1 metro de altura, esse era peso leve só 15 kgs, se alimentava de insetos e pequenos animais frutas e algumas plantas, onivero.

Mossasauro: É uma das espécies que dominavam  os oceanos no final do Cretáceo, seu corpo fusiforme, bem adaptado a vida na agua mais superficial, carnívoros podendo chegar a 17 metros de comprimento, pesando 6 toneladas.

O Que Aconteceu !?
 


Foram extintos,é o que vamos falar agora sobre uma das teorias mais aceitas na comunidade científica a do físico americano Luiz Walter Alvarez e Walter Alvarez, que os dinossauros foram extintos devido ao impacto de um asteroide na Terra. Esse Evento pode ter determinado inclusive a separação do super continente veja PANGEA. O asteroide caiu no México, com mais de 10 quilômetros com o impacto da queda na terra liberando uma energia aproximada de uma explosão de 5 bilhões de bombas atômicas como as de Hiroshima e Nagasaki de 1945, com essa explosão espalhou grande nível de poeira e terra impedindo a luz do Sol durante anos.

Com isso os vegetais que necessitam de luz e calor vindo do sol passou a morrer afetando inicialmente os animais herbívoros e chegando a outros níveis como os carnívoros diminuindo a cadeia alimentar para todos causando a extinção em larga escala no planeta.

Esse foi o fim das criaturas mais fantásticas existentes na terra, sem esse acontecimento seria muito difícil a existência de todos animais atuais e seres humanos. Mais podemos ver los de varias maneiras reproduzidos através de filmes, bonecos, pinturas, jogos, fotos etc, abaixo veremos sugestões de filmes relacionados.

Jurassic Park 1,2,3,4



Mundo Perdido 






Dinossauros




Era do Gelo 1,2,3,4





Família Dinossauro




Impacto Profundo 





Armagedom 



Bom até a próxima,




0 comentários :

Postar um comentário